Dora Coelho

Praias e Passeios de Barco

Concentram-se no Algarve 88 belas praias. E Dora Coelho, além de diretora do turismo do Algarve, conhece todas elas. Conseguimos que ela listasse as imperdíveis, algumas com acesso somente via barco! Aproveite:

Praia do Armona (Rota Leste): como o seu nome indica, a praia está localizada na ilha da Armona. Uma praia linda, calma, quase uma piscina natural, com vistas espetaculares do pôr do sol. Para chegar, é necessário alugar um barco ou pegar um ‘aquataxi’ a partir de Faro, de Olhão ou da Fuseta, que demoram aproximadamente 15 minutos; depois, é preciso atravessar os labirintos de areia e vasa da Ria Formosa.

Ilha Deserta (Rota Leste): uma faixa de areia infinita, grãos de areia sob os pés, o vento é forte, escuta-se apenas as ondas chegando à praia. Sim você está na ilha deserta, uma paraíso perfeito, uma praia quase todo sua.
Tire uma manhã toda para relaxar por aqui, alugue uma chaise longue, e finalize com um almoço divino no restaurante Estaminé, unico estabelecimento que existe aqui Para chegar é preciso alugar um barco ou pegar um aquataxi.

Praia de Cacela Velha (Rota Leste): o vilarejo Cacela Velha é sem dúvida um dos menores e mais
charmosos da região. Tire uma tarde para visita-lo, percorra até o final, desça as escadarias e chegue na praia de Cacela Velha, um dos mais lindos pedaços da Ria Formosa. Leve canga e água.
No final da tarde aproveite para deliciar-se com as mais frescas ostras do Algarve, ainda em Cacela
velha, atrás da Igreja no restaurante Casa da Igreja.

Praia escondida na gruta de Benagil (Rota Centro): é provável que já tenha visto a imagem de uma gruta incrivelmente linda associada ao Algarve. Ela existe, e possui uma mini praia que vale a visita. A gruta deve ser acessada por barco ou stand-up paddle, saindo da praia de Benagil ou de um dos hotéis vizinhos.

Praia São Rafael (Rota Centro): 100 m de praia de areia clara e fina, água azul. O acesso é facil. Dá para chegar pertinho dela de carro, depois é só atravessar uma passarela. É possível alugar uma cadeira de praia. Nela há um restaurante com bons aperitivos e drink.

Praia Ninho das Andorinhas (Rota Centro): quase um segredo, poucos locais a conhecem, uma mini praia perto de São Rafael; chega-se de barco se a maré estiver baixa. Se não, somente via trilha, deve-se usar GPS. Estacione o carro e caminhe pela ruazinha estreita até chegar a uma escadaria. Leve canga, água e máquina, pois essa vai render um belo post!

Praia do Camilo (Rota Oeste): em Lagos, ao chegar ao topo da falésia, será difícil decidir se deve ficar lá mesmo, apreciando a bela vista, ou descer a escadaria que leva à praia, para estender a toalha na areia e relaxar. Não há infraestrutura, apenas um restaurante perto da escada, que é muito bom, aliás.

Praia Dona Ana (Rota Oeste): eleita pela Condé Nast Traveller em 2013 como a mais bela praia do mundo, e realmente vale a visita. Localizada em Lagos, o acesso também é por escadaria. Há belas rochas calcárias levantando-se da água azul cristalina, areia dourada e falésias alaranjadas cobertas de vegetação. É indicado passeio de caiaque ou stand-up paddle entre suas grutas.

Praia de Odeceixe (Rota Oeste): tida como uma das 7 maravilhas de Portugal, é uma praia de mar e de rio, conhecida pela sua ponta em branco, de extenso areal e com alguns recantos para quem gosta de ficar ao sol. Os surfistas deliciam-se nas suas ondas e os pescadores esquecem as horas à boca da barra. O acesso é via estrada e tem estacionamento, e na praia há um bar.

Para alugar embarcações e ‘aquataxi’:
– Passeios Ria Formosa: telefone: + 351 962 156 922; e-maill: reservas@passeios-ria-formosa.com
– Animaris: telefone: +351 918 779 155; e-mail: animaris@animaris.pt
– Blue Heaven Portugal: telefone: +351 913 903 903; e-mail: info@blueheavenportugal.com
– Just Charters: telefone: +351 918 749 505; e-mail: info@justcharters.com
– Luxury Way: telefone: +351 938 998 425; e-mail: info@luxuryway.net
– Champagne Cruise Vilamoura: telefone: +351 289 388 137; e-mail: info@champagnecruises.net

Contato Dora

Email: dcoelho@algarve.pt

Instagram: @algarvetourism